Malásia tenta deter a dengue com 6 mil mosquitos mutantes.

Home » Atualidades » Saúde » Malásia tenta deter a dengue com 6 mil mosquitos mutantes.

By nesqueci on 29 de janeiro de 2011. No Comments

Malásia tenta deter a dengue com 6 mil mosquitos mutantes

A dengue é uma doença muito conhecida por aqui. Ano passado, o número de mortos no Brasil ultrapassou a casa dos 600, atingindo um novo recorde de vítimas fatais – mais do que em 2008, quando 478 pessoas morreram. A Malásia também sofre desse mal e tenta segurar a onda da dengue soltando mais 6 mil Aedes aegypti por aí. Como esses mosquitos modificados podem ajudar?

A dengue é transmitida apenas pelo mosquito fêmea do Aedes aegypti. Os tais 6 mil mosquitos modificados em laboratório são machos cientificamente desenhados para viver menos e, o mais importante, serem estéreis. Diminuindo a população de mosquitos, os cientistas esperam reduzir a epidemia de dengue no país – 134 malasianos morreram em 2010, 54% a mais do que no ano anterior.

Esta estratégia já foi utilizada nas Ilhas Cayman em 2010. Lá, 3 milhões de mosquitos modificados foram soltos e, em seis meses, 80% da população de Aedes aegypti foi eliminada. Apesar das discussões sobre a agressão que esses animais geneticamente modificados podem criar num ecossistema, a solução é mais uma na tentativa de parar uma doença que atinge 50 milhões de pessoas por ano e mata 25 mil, segundo a OMS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *