G1 – Site do Ibama informa liberação de licença para Belo Monte

Home » News » G1 – Site do Ibama informa liberação de licença para Belo Monte

By nesqueci on 26 de janeiro de 2011. No Comments

Início das obras depende de aprovação do órgão ambiental.
Assessoria confirmou licença para instalação de canteiro de obras.

O site do Sistema Informatizado de Licenciamento Ambiental Federal, do Ibama, informa que nesta quarta-feira (26) foi liberada nova licença para a construção da Usina de Belo Monte, no Pará (a consulta pode ser feita neste link.)
De acordo com a assessoria de imprensa do órgão ambiental federal foi autorizada a instalação dos primeiros canteiros de obra na região de Altamira, onde a megausina será construída.
Para a construção da usina em si, e para sua entrada em funcionamento, serão necessárias outras licenças ambientais, informa o instituto.
O site tem a reprodução de um documento em que o consórcio Norte Energia é autorizado a derrubar 238,1 hectares de vegetação (2,38 milhões de metros quadrados) para a instalação de um acampamento, um canteiro industrial e uma área de estoque de madeiras.
Atraso
O início das obras de Belo Monte está atrasado. A expectativa inicial do governo era de que a construção tivesse começado no segundo semestre de 2010. O consórcio Norte Energia, responsável pela obra, tinha preparado aporte de R$ 560 milhões para tocar as operações. Quando tiver a licença para o canteiro de obras, o consórcio poderá dar início à mobilização de seus funcionários.
No último dia 12, o então presidente do Ibama, Abelardo Bayma pediu para ser exonerado. O Ministério do Meio Ambiente informou que ele alegou motivos pessoais para sua saída e havia se comprometido com a ministra Izabella Teixeira a ficar no cargo até o dia 31 de dezembro do ano passado.
No entanto, antes de sua saída, Bayma vinha sofrendo pressões de outras áreas do governo por conta da concessão de licenças ambientais. O recém-empossado ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, criticou o atraso na emissão de licenças para usinas, especialmente a hidrelétrica de Belo Monte.
“Estávamos receosos de que houvesse um atraso maior, e isso implicaria em perder um ano na construção da Usina”, disse Lobão no dia 7.

http://g1.globo.com/natureza/noticia/2011/01/site-do-ibama-informa-liberacao-de-licenca-para-belo-monte.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *