G1-RJ – Bebê consegue vaga em UTI no RJ após 3 dias de espera, diz madrinha

Home » News » G1-RJ – Bebê consegue vaga em UTI no RJ após 3 dias de espera, diz madrinha

By nesqueci on 24 de Abril de 2011. No Comments

Mesmo com uma liminar da Justiça, concedida na noite de sexta-feira (22), um menino de 3 meses, que está internado no Hospital da Posse, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, só conseguiu uma vaga numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica, na tarde deste domingo (24). As informações são da família da criança.

Segundo a madrinha da criança, Regiane Figueiredo de Oliveira, a ordem judicial determinava a transferência imediata da criança. Ela contou que o bebê vai ser levado para o Hospital Albert Schweitzer, em Realengo, na Zona Oeste do Rio.

O menino, internado desde o dia 15, tentava internação numa UTI desde o dia 19. A criança, segundo Regiane, está com pneumonia grave e infecção generalizada. Ela afirma que ele teria sofrido duas paradas cardíacas na manhã deste domingo (24).

“O estado dele só piora. Ele está entubado e precisava dessa transferência logo. Estou ao lado dele desde o início, mas não posso fazer nada além de orar por ele”, disse a madrinha do menino, acrescentando que outro bebê internado no Hospital da Posse que também precisava de cuidados intensivos, também conseguiu transferência para um hospital particular, na tarde de domingo.

Procurada pelao G1, a Secretaria Estadual de Saúde enviou nota informando que o subsecretário de Atenção à Saúde Alfredo Scaff, disse que o bebê de 3 meses com pneumonia e broncoespasmo, será transferido em poucas horas para o Hospital Estadual Albert Schweitzer. O outro bebê, também de 3 meses, com bronqueolite, aguarda apenas a liberação de um leito de CTI em uma unidade privada para que a transferência seja feita.

O subsecretário reitera, através da nota, que a Central de Regulação de Leitos funciona 24 horas e busca constantemente vagas em leitos de CTI pediátricos em hospitais públicos e privados contratados pela Sesdec. A responsabilidade de regular os leitos do estado é compartilhada entre estado e municípios.

Menina consegue vaga em UTI em São Gonçalo

No Rio, uma menina de 1 mês, que segundo parentes, sofre de pneumonia e bronquite, teve mais sorte. De acordo com informações da superintendente de Unidades Próprias da Secretaria estadual de Saúde, Valéria Moll, a menina, que estava sendo assistida por médicos pediatras do Hospital Getúlio Vargas, na Penha na Zona Norte do Rio, foi transferida na madrugada deste domingo (24) para o CTI pediátrico do Hospital Estadual Alberto Torres, em São Gonçalo, na Região Metropolitana.

Segundo a assessoria, o quadro de saúde da paciente está grave, porém estável. Segundo a família da menina, ela aguardava a transferência desde a manhã de sábado (23).

Fonte: http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2011/04/bebe-consegue-vaga-em-uti-no-rj-apos-3-dias-de-espera-diz-madrinha.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *