G1 – Representantes da ONU e dos EUA comentam fala de Lula sobre COP 16

Home » News » G1 – Representantes da ONU e dos EUA comentam fala de Lula sobre COP 16

By nesqueci on 1 de dezembro de 2010. No Comments

Presidente disse nesta quarta que Conferência do Clima ‘não vai dar nada’.
‘Este processo vai ter resultado’, comentou negociador-chefe dos EUA.

Dennis Barbosa
Do G1, em Cancún

A secretária-executiva da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (UNFCCC), Christiana Figueres, respondeu nesta quarta-feira (1º) à afirmação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de que a 16ª Conferência do Clima da ONU (COP-16), que teve início nesta segunda (29), em Cancún, no México, “não vai dar nada”.

Lula havia dito no começo do dia que “agora a COP 16, no México, não vai dar nada, não vai nenhuma grande liderança, no máximo os ministros de meio ambiente, então, não vai haver um avanço, uma pactuação”.

“A COP 16 em Cancún nunca foi construída como um encontro para chefes de Estado. Os mexicanos nunca tiveram a intenção de que fosse no encontro de chefes de Estado. Claro que eles receberão bem qualquer chefe de Estado que queira vir”, comentou Christiana.

Ela ainda acrescentou que, ainda assim, cerca de 30 líderes internacionais demonstraram intenção de se juntar às negociações na próxima semana.

O chefe da delegação americana, Jonathan Perching, também comentou a fala do presidente brasileiro, apontando que acredita, sim, em avanços em Cancún. “É difícil para um negociador comentar sobre um comentário de um chefe de estado. Primeiro acho que este processo vai ter resultado. Teremos conclusões saindo”, disse. “Acho que todas as partes de todo o mundo nestas negociações reconhecem a seriedade dos problemas das mudanças climáticas, da ameaça que ela representa aos países”, comentou.

Ele disse ainda acreditar que os negociadores brasileiros perseguem o mesmo objetivo que os americanos de fazer a COP 16 trazer resultados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *