Forte terremoto provoca tsunami na Nova Zelândia

Home » News » Internacional » Forte terremoto provoca tsunami na Nova Zelândia

By nesqueci on 6 de julho de 2011. No Comments

WASHINGTON (Reuters) – Um forte terremoto de magnitude 7,8 atingiu o nordeste da Nova Zelândia, próximo às ilhas Kermadec, provocando um tsunami na região, informou na quarta-feira o Centro de Tsunami do Pacífico, dos Estados Unidos.

O tremor, inicialmente registrado com magnitude 7,9 pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos, provocou alertas de tsunami para Nova Zelândia, ilhas Kermadec e Tonga.

“Leituras do nível do mar confirmam que um tsunami foi formado. Este tsunami pode ser destrutivo ao longo da costa da região perto do epicentro do terremoto”, informou o Centro de Tsunami do Pacífico.

A Defesa Civil da Nova Zelândia também emitiu um alerta de tsunami para a costa leste, incluindo a principal cidade do país, Auckland. A onda gigante poderia acontecer pouco antes das 9h da manhã de quinta-feira (18h desta quarta em Brasília).

O terremoto aconteceu às 7h03 de quinta-feira (16h03 de quarta-feira em Brasília), 211 quilômetros a leste da ilha Raoul, parte do arquipélago de Kermadec, e a apenas 48 quilômetros de profundidade, disse o serviço geológico norte-americano.

O Centro de Tsunami do Pacífico informou que estima que ondas possam atingir a ilha Cabo Leste dentro de duas horas e Auckland em três horas após o tremor.

Fonte:Reuters


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *