Encontrado no Brasil cogumelo que emite luz

Home » Atualidades » Meio Ambiente » Encontrado no Brasil cogumelo que emite luz

By nesqueci on 11 de julho de 2011. No Comments

Após 170 anos, pesquisadores encontraram no Piauí o Neonothopanus gardnerium, um cogumelo que emite luz. Ele é o maior fungo

neonothopanus gardneri

Neonothopanus gardneri é o maior fungo bioluminescente do Brasil

bioluminescente do Brasil e um dos maiores do mundo. A pesquisa é de um grupo de cientistas da USP em conjunto com universidades americanas de São Francisco e de Hilo, no Havaí. Ela será publicada na revista científica Mycologia.

O professor do Instituto de Química da USP, Cassius Vinicius Stevani, disse que já havia encontrado alguns cogumelos que emitem luz no Brasil, mas bem menores, enquanto este emite uma quantidade considerável de luz. Uma das teses consideradas, para que a luz seja emitida, e a intenção de atrair insetos noturnos, o que ajuda os fungos a dispersar seus esporos para a reprodução. Uma outra hipótese diz que a luz atrai insetos predadores que atacam insetos menores que se alimentam do fungo.

O cogumelo foi descoberto Em 1840, pelo botânico britânico George Gardner, quando viu meninos brincando com o que achou serem vaga-lumes nas ruas de uma vila onde hoje é a cidade de Natividade, em Tocantins. Chamado pelos locais de ‘flor de coco’, o fungo bioluminescente foi classificado como Agaricus gardeni e não foi mais visto desde então.

FOnte:O Tempo ONline


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *