Curtas paranaenses ganham destaque na internet após liberação de seu conteúdo online.

Mulher encarando uma fogueira
Cinema,

Curtas paranaenses ganham destaque na internet após liberação de seu conteúdo online.

0
(0)

Um grupo de estudantes do curso de Cinema e Vídeo da Faculdade de Artes do Paraná – CINETVPR vem ganhando destaque nas redes sociais por conta da publicação de seus vídeos online. Os curtas que antes eram exclusividade de festivais e mostras temáticas agora estão acessíveis para todo o mundo através de sites como o YouTube e Vimeo.

Mulher encarando uma fogueira

“Escultura do Sonho”, HDV (Ficção). Curitiba, 2011

O assim chamado “Coletivo Moca Juniors” é um grupo de jovens realizadores que dividem e alternam funções em diferentes filmes, que variam de estilo porém sem perder a sua característica coletiva.

Alexander Aguiar, um dos realizadores afirma: “O Moca Juniors é antes de tudo um grupo de amigos com um interesse em comum – assistir filmes, discutir sobre e realizar os nossos próprios experimentos. O interessante é que sempre alternamos nossas funções, e aí cada um acaba aprendendo a fazer de tudo um pouco. A temática é variada de acordo com a ideia de cada realizador, eu e o Lucas [Murari, outro realizador do grupo] temos um estilo mais dramático, o John [Carvalho] e o Leo [Delari] gostam mais da comédia. O interessante é que ao invés de cada um simplesmente fazer o seu, todos nos reunimos e fazemos vários, todo mundo participando do filme de todo mundo. Isso não só gera experiência como constrói uma identidade”.

Os estudantes começaram a estudar juntos em 2009 e de lá pra cá produziram vários filmes de diferentes conteúdos, em sua grande maioria assinados por todos, variando entre ficção e documentário. Lucas Murari, outro realizador do grupo aponta que “a disponibilização desses filmes na internet é o que nos faz ser vistos. A vida útil de um filme no circuito de festivais é de cerca de dois anos, já na internet eles ficam pra sempre, acessíveis ao mundo todo, serve não só como uma vitrine como também um espelho das nossas próprias realizações. Além disso, dá pra notar a forma como evoluímos ao longo do tempo, e de como se consolidou um estilo que apesar de ser assinado em coletivo, diz muito sobre cada realizador”.

Padre segurando um livro olhando para baixo

“Up a Rope to the Sky”, 16mm (Ficção). Curitiba, 2011.

Alguns filmes do Coletivo podem ser conferidos na íntegra em http://www.youtube.com/user/AlexanderWitchfinder, inclusive alguns ainda não finalizados, com cortes alternativos disponibilizados.

 

Crianças jogando bola na floresta

“A Floresta e a Bola”, 16mm (Ficção). Curitiba, 2011.

Confira abaixo a lista dos filmes assinados pelo Coletivo Moca Juniors:

  • “Up a Rope to the Sky”, 16mm (Ficção). Curitiba, 2011.
  • “A Floresta e a Bola”, 16mm (Ficção). Curitiba, 2011.
  • “Inspiração”, HDV (Ficção). Curitiba, 2011.
  • “Praça da Espanha, Brazil”, HDV (Documentário). Curitiba, 2011.
  • “Maite”, HDV (Documentário). Curitiba, 2011.
  • Escultura do Sonho”, HDV (Ficção). Curitiba, 2011.
  • “Moca (y Los Juniors)”, HDV (Documentário). Curitiba, 2011.
  • “Bereft”, HDV (Ficção). Curitiba, 2011.
  • “Le Bandit”, HDV (Ficção). Curitiba, 2011.
  • “Cavaco All’Italiana”, HDV (Ficção). Curitiba, 2011.
  • “Guerra do Mundo”, HDV (Ficção). Curitiba, 2010.

 

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.