Confira outros massacres que aconteceram mundo afora.

Home » Atualidades » Confira outros massacres que aconteceram mundo afora.

By nesqueci on 7 de abril de 2011. No Comments

Ataque à Columbine High School, no estado norte-americano do Colorado, foi o caso mais emblemático dos últimos anos.

Vários ataques contra escolas se assemelham ao ocorrido na manhã desta quinta-feira no Rio de Janeiro, onde um homem invadiu uma instituição do Rio de Janeiro, matando várias crianças.

A maioria dos incidentes registrados nos últimos anos ocorreu nos Estados Unidos, mas casos semelhantes começaram a se propagar no Canadá, Austrália e países da Europa. Na maior parte das ocorrências, o autor comete suicídio.

O caso mais emblemático foi o ocorrido nos Estados Unidos, em 1999. Dois adolescentes entraram no colégio Columbine, no Colorado, e mataram 12 alunos e um professor antes de se matar. O caso ganhou ampla repercussão mundial e a história foi retratada no documentário “Tiros em Columbine”, de Michael Moore, e em filmes ficcionais, como “Elephant”, de Gus Van Sant.

No Brasil, um dos casos mais chocantes não ocorreu em uma escola e sim em um cinema. Em novembro de 1999, o estudante de medicina Matheus da Costa Meira invadiu a sala de exibição de um shopping em São Paulo. Armado com uma metralhadora, atirou em várias pessoas, deixando três mortos e quatro feridos. Em 2004, foi condenado a 120 anos e seis meses de prisão.

No ano passado, entre março e maio, uma série de ataques contra escolas e creches ocorreram na China. As ações foram cometidas por homens armados com facas. Dezenas de crianças foram mortas e feridas. Muitos dos agressores cometeram suicídio. A polícia chinesa investigou uma possível ligação entre os crimes, mas não chegou a uma conclusão.

Confira alguns dos casos de massacres ocorridos no mundo nos últimos anos.

17 de janeiro de 1989 (EUA): um rapaz de 24 anos dispara com sua metralhadora durante o intervalo das aulas de uma escola em Stockton (Califórnia), matando cinco meninos e ferindo cerca de 30 pessoas, antes de se matar.

6 de dezembro de 1989 (Canadá): um desempregado de 25 anos mata 13 estudantes e uma secretária da Escola Politécnica de Montreal, ferindo também outras 13 pessoas antes de se suicidar.

16 de outubro de 1991 (EUA): Um homem mata 22 pessoas num restaurante de Killeen (Texas) e fere 20 outras, antes de se matar.

1º de dezembro de 1997 (EUA): um jovem de 14 anos abre fogo em seu colégio, matando três colegas e ferindo outros cinco, em Paducah (Kentucky).

24 de março de 1998 (EUA): dois meninos de 12 anos disparam contra alunos e professores de uma escola de Jonesboro (Arkansas, sul), matando quatro meninas e uma professora.

20 de abril de 1999 (EUA): dois jovens, de 17 e 18 anos, armados com revólveres e mais de 30 bombas artesanais, abrem fogo em seu colégio, o Columbine, em Littleton (Colorado, oeste), matando 12 alunos e um professor antes de se suicidar.

29 de julho 1999 (EUA): Após ter matado a mulher e os dois filhos, um especulador na bolsa de 44 anos abre fogo em duas empresas de corretagem de Atlanta (Geórgia) matando nove pessoas, suicidando-se em seguida.

8 de junho de 2001 (Japão): um homem mata a punhaladas oito meninos em uma escola primária em Tóquio.

26 de abril de 2002 (Alemanha): 16 pessoas – 12 professores e 2 alunos – são assassinadas em um colégio de Erfurt, em Thuringe (leste), por um ex-aluno de 19 anos que se suicidou.

28 de setembro de 2004 (Argentina): um menino de 15 anos mata três alunos e machuca cinco colegas de classe no colégio Carmen de Patagones (província de Buenos Aires), com a arma de seu pai policial.

21 de março de 2005 (EUA): Nove pessoas são assassinadas e dez feridas a bala em um colégio de Red Lake, uma reserva indígena de Minnesota (norte), por um jovem que se suicidou em seguida.

16 de abril de 2007 (EUA): Um homem mata 32 pessoas e se suicida no campus da universidade de Virginia Tech, em Blacksburg (Virgínia).

5 dezembro de 2007 (EUA): Um jovem de 19 anos armado de um fuzil de assalto AK-47 abre fogo num centro comercial de Omaha no Nebraska (centro) matando oito pessoas e cometendo suicídio em seguida.

11 de março de 2009 (EUA): Um adolescente alemão de 17 anos matou 16 pessoas perto de Stuttgart suicidando-se em seguida, anunciou um porta-voz da polícia regional de Esslingen, Alemanha.

8 de janeiro de 2011 (EUA): um homem de 22 anos invadiu um comício organizado pela democrata Gabrielle Giffords, num centro comercial de Tucson, e matou seis pessoas, além de ferir gravemente a parlamentar. Ele foi detido e será julgado.

Fonte:eBand


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *