Em Recife (PE) – Codecir realiza nove vistorias em áreas de risco e monitoram canais.

Home » Atualidades » Cotidiano » Em Recife (PE) – Codecir realiza nove vistorias em áreas de risco e monitoram canais.

By nesqueci on 6 de Maio de 2011. No Comments

Apesar da tréguas das chuvas no Grande Recife, alguns canais voltaram a transbordar e trazer transtornos para moradores das áreas e motoristas. Imagem: Alcione Ferreira/DP/D.A Press .

A Coordenadoria de Defesa Civil do Recife (Codecir) registrou 21 ocorrências na manhã desta sexta-feira. Das 7h às 12h30, foram 13 solicitações de lonas plásticas, sete pedidos de vistorias e um deslizamento de barreira (sem vítima). Neste mesmo período, os técnicos da Codecir realizaram nove vistorias e colocaram 5.240 m² de lonas plásticas em 22 diferentes áreas de morro do Recife.

Cinco alojamentos foram instalados para acolher os desabrigados das chuvas que moram nas áreas ribeirinhas (próximo às margens do Rio Capibaribe) da cidade. Os espaços estão funcionando na Escola Municipal Diná de Oliveira (Iputinga; com 280 alojados – 80 famílias), Escola Municipal Maciel Pinheiro (Torre; 356 alojados – 100 famílias), Escola Nilo Pereira (Monteiro; 83 alojados – 24 famílias), Escola Municipal Célia Arraes (Areias; 41 alojados – 7 famílias) e a Arquidiocese da Várzea (Várzea; 250 alojados – 46 famílias).

Além desses, há outros dois abrigos da PCR que estão abrigando pessoas retiradas de áreas de risco (morros) e que aguardam auxílio moradia. São eles: Imbiribeira (9 abrigados -1 família) e Avenida Norte (35 abrigados – 5 famílias).
Equipes de monitoramento ainda acompanharam a situação de alguns canais que continuam extravasando em virtude do aumento do nível dos rios Capibaribe, Jiquiá e Tejipió. Os técnicos registraram transbordamentos pontuais nos canais São Leopoldo (Engenho do Meio), Lemos Torres (Casa Forte), Serpro (Casa Forte), Santa Rosa (Cordeiro), Riacho Camaragibe (Caxangá), Jardim Teresópolis (UR-07), Cavouco (Cordeiro), Jiquiá e Tejipió.
Nesta sexta-feira, as equipes da Emlurb permaneceram limpando galerias nas comunidades do Bode (Pina) e em diversas ruas da Várzea. Já no Centro, o trabalho aconteceu na Avenida Conde da Boa Vista, Rua do Hospício e no entorno da Universidade Católica. Também foram desobstruídas galerias e canaletas no Espinheiro, Vasco da Gama, Santo Amaro, Ipsep, Derby, Afogados e Joana Bezerra. Além da atuação na rede de microdrenagem, os canais estão passando por limpeza manual ou com escavadeiras em diversos bairros como Ibura, Engenho do Meio e Jardim São Paulo.

Enquanto muitas pessoas sefrem com os alagamentos algumas crianças fazem a festa nas ruas. O flagrante da repórter mostra outro ângulo do alagemto no Recife. Imagem: Alcione Ferreira/DP/D.A Press

Na área do trânsito, na manhã de hoje a CTTU registrou 14 colisões, mas sem ocorrência de vítimas graves. De 0h a 12h30, foram identificadas 33 ocorrências de semáforos com algum tipo de falha na programação. Desse número, 23 já estavam com o seu funcionamento normalizado até as 12h. Pela central de teleatendimento da Companhia (0800.081.1078), foram comunicadas mais de 60 demandas sobre acidentes de trânsito e pedidos de fiscalização em geral. Agentes de trânsito monitoraram o trânsito e orientaram os motoristas em áreas da Cidade que ainda apresentavam pontos de alagamento como na Rua Guilherme Pinto, no Derby, e na Av. Parnamirim.

Chuvas – Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os próximos dias serão de tranqüilidade para os recifenses. A previsão meteorológica indica que, deste sábado (7) até a próxima segunda-feira (9), haverá tempo nublado a parcialmente nublado, chuvas fracas e rápidas no decorrer do dia, com ocorrência de Sol. A expectativa é que, nos três dias, o índice pluviométrico não ultrapasse os 20m².

Fonte:Diário de Pernambuco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *