Error - no front end stylesheet defined.

Homem de 100 anos pedala 24 Km em 1 hora e quebra recorde

Filed under: Esporte |
Robert Marchand pedalandoRobert Marchand pedalando

O senhorzinho de aparência frágil montado na bicicleta é um tremendo personagem. Robert Marchand entra para a história com um recorde que não é nenhuma molezinha: o de pedalar sem parar durante uma hora. Na categoria acima de 100 anos! Isso mesmo, o francesinho de pouco mais de um metro e meio (na verdade, 1,51m) e 51 kg tem um século de vida e percorreu  24,2 quilômetros nos 60 minutos em que pedalou no  velódromo da União Ciclística Internacional (UCI) em Aigle, na Suíça. Detalhe importantíssimo: ele começou a se dedicar à bicicleta quando tinha já lá pelos 80 anos.

A entidade máxima do ciclismo no mundo, que “teve que criar a categoria acima de 100 anos”, prometeu homologar o recorde. Segundo agências internacionais, houve cronômetro e comissário da UCI e, portanto, será tudo oficial.

– Não estou brincando de ser um campeão, eu só queria fazer algo para o meu 100º aniversário – resumiu, simplório, o simpático velhinho, que chegou aos 100 há pouco menos de três meses.

– Ele é um exemplo dos benefícios do ciclismo – definiu, entusiasmado, Gérard Misler,  presidente da Ardéchoise Cyclo-Promotion, evento anual que sempre conta com a presença de Marchand. – O fato de que esse desempenho seja alcançado no CMI (o velódromo da UCI), sede da União Internacional de Ciclismo, é verdadeiramente simbólico – completa Misler.

- Eu poderia continuar por mais uma hora. Mas como tenho recomendação de não subir demais meus batimentos, fui em ritmo tranquilo e não fiquei mesmo cansado – contou Marchand.

Quando tinha 14 anos, o francês participou de seu primeiro evento de bicicleta. E precisou se inscrever com nome falso, porque era jovem demais. Em 1998, aos 87 anos, disputou a clássica prova Paris-Roubaix. Foi simplesmente um fenômeno: completou os 600 km em 36 horas!

Ele obedece determinação médica de não passar dos 110 batimentos cardíacos por minuto. Na verdade, ele quase sempre obedece.

– Subi um morro íngreme, não muito tempo atrás, e minha pulsação elevou-se para 134. Mas é melhor evitar isso – admitiu, com uma risada maliciosa, segundo reportagem publicada no site da UCI. – Mas eu ficaria muito surpreso se tivesse um ataque cardíaco – comentou, baseado em exames que atestam as ótimas condições de seu coração.

Marchand se cuida mesmo.

– Nos últimos cinco anos, decidi não ir para passeios de mais de 100 quilômetros. Quero manter o ciclismo por algum tempo ainda – planeja.

Para quem gosta de saber o segredo da longevidade, Marchand tem a sua receita própria:

– Nunca abusei de nada. Não fumo, nunca bebi muito, só socialmente. A única coisa que fiz em excesso foi trabalhar. Eu me aposentei aos 89 anos! – ensina o senhorzinho, que nunca foi ciclista profissional e já tranalhou num monte de coisas diferentes, desde motorista e instrutor de ginástica e lenhador.

Figuraça, né? Belíssimo exemplo!

Quero ser assim quando crescer…

(O vídeo abaixo está em francês, mas vale para conhecer mais desse vovozinho nota mil)

Use Facebook to Comment on this Post

Shortlink:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

site stats