5 motivos porque Curitiba não pode ser uma sede da COPA 2014.

Home » Opinião » 5 motivos porque Curitiba não pode ser uma sede da COPA 2014.

By nesqueci on 18 de abril de 2011. No Comments

Bom, como morador de Curitiba me reservo o direito de falar mal de certas coisas. E me surprende a irresponsabilidade de algumas pessoas que pregam que aqui é a “PARIS do sul”. Pode até ser realmente, mas a do século XVII suja e cheia de ratos.

Mas vamos ao motivos.

1- Saúde:
Quem nunca passou mal na vida? Imagine uma coisa banal como uma mal estar. Agora imagine que isso dê uma piorada e você tenha que ir para o hospital. Quem você chama? O resgate, óbvio, pois ele é rapido e e ficaz, certo?

Não, em Curitiba ele pode até ser eficaz mas rapido não é. Há duas semanas tive o desprazer de constatar isso.
Numa manhã normal em uma dia normal um vizinho meu, já de idade, teve um problema de saúde. Ele vomitava e estava sem ar, o que poderia ser forte indício de problema cardíaco. Prontamente o porteiro do prédio foi ao socorro e chamou o SAMU.
10 minutos de interrogatório logo após o atendente saber até o signo dele, resolveu mandar o resgate.

Mais de uma hora depois chega o resgate para pegar o que sobrou do meu vizinho. Após mais de uma hora de sofrimento levaram ele para o hospital onde ele chegou agonizando e morreu minutos depois. E isso é porque a sede da ambulância fica a menos de 10 quarteiroes daqui.

Já imaginou isso em um estadio lotado do outro lado da cidade?

2-  Segurança:

Curitiba já foi uma cidade pacata, mas isso está muito bem enterrado no passado. Já presenciei um TIROTEIO DENTRO DE UM SHOPPPING e uma briga de vizinho onde o mesmo esbraveja com a arma na mão em plena avenida movimentada e não aparece um policial.
Praticamente não conheço nem um vizinho meu que nunca foi assaltado a um raio de 5 quadras daqui. E não, eu não moro na favela, moro em uma área que não é das mais violentas e é no centro.

Para você ter ideia da “animação” em um fim de semana dessa cidade pacata se mata em media 30 pessoas. Você acha que isso mobilzia alguém?
Não mobiliza ninguém, a única coisa que mudou na cidade é que agora ao invés de propagandas de roupas tem outdoor de mãe desesperada, que não só teve o filho assassinado sem motivo aparente, como tem que gastar seu dinheiro para que a justiça seja feita.

3- Transporte público:

Esse é o calcanhar de aquiles de nossa adorada cidade. Quem inveja o sistema de ônibus de curtitiba é porque não depende dele. Já viu os tão bem concebidos TERMINAIS TUBO ? Agora imagine 70 pessoas esperando ônibus em um teminal que só cabe 20. Já imaginou o suor, mau cheiro e a umidade que você vai ter que suportar? Ai vem um engraçadinho e fala mas nao precisa entrar pode fazer fila fora. Ai eu pergunto e você paga a passagem como? E quando está chovendo?

Aproveitando a chamadinha de transporte público para falar a maior piada da história de Curitiba, algo que só de mencionar causa gargalhadas na população local. O Metrô de Curitba, aquela promessa de várias campanhas que já está há mais de 10 anos no papel e nãos será feito nem nas proximas 2 décadas.

Pra concluir, pense na COPA 2014 e pense em como chegar nos estádios.

4. TAXI

Claro que tem engraçadinho que vai falar: “Tenho grana, vou pro jogo de taxi”. Engano seu. Em uma cidade desse tamanho deve ter por volta de umas 1500 licenças de taxis expedidas e não se emite nem uma há décadas.

E esse assunto é delicado porque é só a prefeitura ameçar emitir que os taxistas começam a esbraveja que Curitiba é uma cidade do inteiror do país e não precisa de tanto taxi. Em certo ponto eu concordo, aqui realmente lembra um cidade do inteiror. Mas quanto ao volume de taxis, eu acho realmente ridiculo em um dia de chuva você  esperar mais de uma hora por um taxi. Isso mesmo, mais de uma hora, e isso quando o telefone da companhia de taxi funciona.  Hoje foi um dia lindo desses, por isso estou escrevendo isso.

Imagine você que pagou 300 reais em um ingresso de um jogo (é só especulação, não sei o valor real) e perde porque não chegou nem de taxi ao seu destino.

5- Estacionamento.

Está achando que estou pegando pesado no transporte? Vem morar aqui que você vai ver.

Só pra acabar com  a alegria de quem acha que vai escapar dos problemas citados antes apenas alugando um carro.

Os estádios de Curitiba não têm estacionamento, e os que têm não dão nem pro começo. E não tem lugar para contruir um.

Resumindo o texto. Nãos ache que se tiver jogos em Curitiba você terá: Resgate, segurança, transporte (ônibus, taxi, carro alugado) ou estacionamento.

Se estiver disposto a abrir mão de tudo isso podemos nos reunir por aqui e rir de coisas menores e bobas.

Como o Shopping Paladium, um dos maiores shoppings do país que abre as portas às 10 da manhã mas só abre a praça de alimentação às 11 horas e as lojas às 12 horas.

Isso é demais até pra mim que cresci em uma cidade de pouco mais de 150 mil habitante e que tem um shopping que abre de verdade às 10 da manhã.
Se você acha que a Copa de 2014  não poderia ser em Curitiba por mais algum motivo comente abaixo, se não concorda comigo, fale seu motivos nos comentários. Publicarei todos, se não tiver palavrões e coisas do tipo.

Leia aqui para não acharem que minha opinião é isolada.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *